Arquivo do blog

Jubileu - 25 anos


Jubileu de Prata...
 Pe. Pedro Hélio, nasceu em 16 de Julho de 1953, tem 57 anos completos, é natural de Ponta Grossa/PR, fez sua Profissão Religiosa em 08 de Fevereiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 07 de Dezembro de 1985. Já tem 31 anos de profissão e está prestes a completar 25 anos de ordenação. Atualmente está como formador dos Junioristas, em Londrina/PR. Acompanhemos, a seguir a sua partilha:
Partilhe um pouco sobre o trabalho que realia hoje como formador:
Pe. Pedro: Estou trabalhando na formação já alguns anos. Iniciei 1989 na Vice-província de Recife, Garanhuns, PE. Onde trabalhei na Promoção Vocacional e no Aspirantado nos anos de 1989 até 1992. Na Província de Campo Grande atuei no Postulantado, Colombo, PR, nos anos 1994 e 1995.  Por 4 anos, 1998 até 2001, fui formador no Aspirantado em Ponta Grossa, PR. Agora depois de alguns anos em trabalhos em Santuário, Curitiba e junto aos imigrantes, Newark, USA,  estou novamente, desde o início deste ano como formador no Juniorato(teologia), Londrina , PR. Portanto estou trabalhando no campo formativo por 11 anos.
Sou muito grato a Deus e aos meus superiores pela confiança que colocaram em mim neste ministério tão importante dentro da Congregação. Confesso que nunca pensei e desejei trabalhar como formador. Tudo começou devido as necessidades das unidades.
Vendo o resultado desses anos de trabalho, posso afirmar que já me sinto realizado neste ministério. Do tempo quando trabalhei na formação na Vice- Província de Recife, foram ordenados  8  jovens e 2 irmãos. Na Província de Campo grande, sendo nas duas etapas, Aspirantado e Postulantado, foram ordenados  7  jovens.
Partilhe sobre a sua vida vocacional:
Pe. Pedro: Posso afirmar que minha vocação é genuinamente redentorista. Nasci em Harmonia, onde fui batizado, crismado e primeira comunhão. Na época pertencia ao Município de Tibagi, PR.  Meu registro de nascimento é de Tibagi. Por isso sou tibagiano. Em Harmonia trabalhavam e ainda atuam os missionários redentoristas, vindo dos Estados Unidos. Com os meus  7,8,9 anos de idade, vendo o jeito, a alegria como eles trabalhavam e tratavam o povo me motivou a querer ser igual a eles. E daí nasceu o meu desejo de ser redentorista.
E setembro de 1962, a minha família mudamos para Tibagi, PR, onde também estavam os missionários redentoristas. Eles da mesma forma, com o jeito de trabalhar e o jeito de ser deles me animou ainda mais. Logo me entrosei na Paróquia de Tibagi. E expresseia padres o desejo de me tornar um missionário redentorista. Aí entram na minha história vocacional muitos  padres redentoristas.Dentre eles o Pe. Guilherme Tracy, o meu promotor vocacional na época e grande motivador vocacional. Não posso esquecer ainda o Pe. Miguel Lundy, então Pároco de Tibagi. Fui para Seminário do Santíssimo Redentor em Ponta Grossa com 11 para 12 anos de idade. Lá fiquei até os meus 17 anos, 1970, quando pedi para sair. Desde a minha saída fiquei com a minha família, agora, num pequeno povoado, Pinheiro Sêco, Tibagi. Onde meus pais me deram muito apoio, como também dos padres de Tibagi, ainda o Pe. Guilherme Tracy (mestre de noviços) e o Pe. Geraldo Oberle, Pároco. Fiquei  6 anos fora do Seminário, onde estudei e trabalhei em Ponta Grossa. Voltei para o Seminário Santíssimo Redentor, 1977, incentivado também por outros missionários Redentoristas, e destaco aqui o saudoso Pe. Raimundo Weithman, Pároco de Telêmaco Borba, que tinha sido o meu formador quando estive no Seminário.
Em 1978, fiz o  Noviciado na minha querida cidade, Tibagi, a primeira da  turma de noviços do Pe. Lourenço Kearns. Nos anos de 1979 – 198, os estudos de Filosofia e Teologia em Curitiba, PR.
A minha ordenação foi também na acidade de Tibagi, em 1985 Sendo bispo ordenante o saudoso dom Bernardo Noker, missionário redentorista.  Portanto, no dia 7 de dezembro deste ano estou celebrando os meus 25 de ordenação. Agradeço a Deus , a querida Mãe do Perpétuo Socorro, a  Santo Afonso e aos meus confrades com que tive e tenho a oportunidade de conviver e ser  missionário dentro da Congregação do Santíssimo Redentor.
Pe. Pedro Hélio de Oliveira, C.Ss.R.
Formador do Juniorato (Teologia)- Londrina